terça-feira, 9 de novembro de 2010

Tipos de Músicas

Se você é adolescente e gosta de música já parou para pensar nos inúmeros estilos musicais diferentes que existem? Não? Pois saiba que são muitos e para os mais variados gostos. Imagine a nossa vida sem música, seria muito chata não é mesmo? A música teve origem ainda na pré-história, historiadores encontraram nas cavernas muitas pinturas rupestres que davam uma idéia do desenvolvimento da música nos primeiros grupos humanos.
É surpreendente saber que já na pré-história os homens das cavernas já emitiam os primeiros sons e criavam instrumentos musicais parecidos com os atuais tambores e xilofone.
Hoje em dia os ritmos diferem de cultura para cultura e de país para país, bem como também são direccionados para diversas faixas etárias e diferentes grupos de individuos. Para que você possa aprender um pouco mais sobre música veja abaixo os ritmos mais conhecidos e que obtém maior sucesso em todo o mundo:
- Música Pop – Género musical apreciado por crianças, jovens, adolescentes e também adultos. Surgiu nos anos 60 e as músicas se traduzem em ritmos melódicos e por vezes ritmos ‘acelerados’, um som bom de se ouvir e bom para dançar. Shakira, Back Stree Boys, Britney Spears são exemplos de artistas POP.
- Fado – Ritmo tipicamente portugues, geralmente cantado por uma pessoa que é acompanhada por músicos que tocam instrumentos como a guitarra portuguesa e outros. Mariza, Amália e Ana Moura são grandes exemplos de fadistas.
- Hip Hop – Despontou nos anos 70, é um género de música americana que nasceu com o objectivo de mostrar ao mundo o dia-a-dia de classes menos favorecidas e seus conflitos pessoais. Grandes nomes do Hip Hop Boss Ac e Da Weasel.
- Rock and Roll – Surgiu na década de 50 nos Estados Unidos, tem como forte caracteristica ritmo acelerado favorecendo a dança. Tem como precursores Elvis Presley e Os Beatles, certamente um género de música que seus pais devem gostar muito.
- Música Popular Brasileira – Grandes nomes deste género musical Maria Bethânia, Gal Costa, Chico Buarque de Holanda e outros. Tem como forte caracteristicas falar de amor, da vida, das desilusões, e de contar história em forma de música.
- Samba - Ritmo tipico brasileiro que surgiu nos anos 30/40, tendo seu ‘berço’ a população menos favorecida. Grandes nomes Alcione, Beth Carvalho e outros.
- Jazz – Género elitista e apreciado por intelectuais, teve sua origem entre os afro-americanos. Usa instrumentos como o piano, trompete e é um ritmo muito bom de se ouvir em momentos de descontração. Grandes nomes Louis Armstrong, e hoje temos como ícone Diana Krall.
- Tango – Ritmo Argentino, suas músicas narram paixões e desventuras de casais apaixonados. Um dos grandes nomes do tango foi Carlos Gardel.
- Música Clássica – Um dos géneros mais apreciados por todo o mundo, surgiu por volta de 1500, pode ser tocada por muitos intrumentos como violino, cravo, piano, violoncelo, viola e outros. A música clássica pode ser sub-dividida em sinfonias, sonatas, operas, operetas, ensaios, etc. Grandes nomes da música clássica Chopin, Mozart, Strauss, Bach, etc.
- Reggae – Ritmo tipicamente Jamaicano, teve sua origem também na cultura afro-americana. Tendo como seu ‘berço’ a cultura Jamaicana, Bob Marley foi um dos grandes nomes do Reggae.
- Country – Teve origem nos anos 40 nos Estados Unidos, suas músicas são melodiosas e contam histórias de amores e desamores de casais enamorados, ou relatam histórias de vida no campo. Grandes nomes Dolly Parton, John Denver, Kenny Rogers.
- New Age – Estilo de música calma, futurista, quase sempre instrumental; embora Enya, Lorena Mackneth e outras cantoras tenham se firmado no género new age com grande sucesso dando suas vozes a grandes músicas.
- Electrónica – É sempre o mesmo ritmo, como o nome diz é electrónica podendo ser gerada por computadores e tendo como marca principal a ‘mesma batida repetitiva’. Faz muito sucesso nas discotecas e entre jovens de todo o mundo.
- Axé Music – Um género de música que se ouve comumente no Brasil, surgiu nos anos 90 e é enfatizada no carnaval pelos ‘trios-electricos’ tendo como nomes de relevancia Luis Caldas, Ivete Sangalo e outros.
- Ópera – Género de música apreciado por intelectuais e que consiste num drama encenado com música por cantores que são classificados pelo seu timbre de voz (baritonos, tenor, contra-tenor, soprano, contralto, e mezzo-soprano).Geralmente cantada no idioma italiano. Grandes nomes Luciano Pavarotti, Placido Domingos, Jose Carreras.
     Qual o seu preferido?
                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário